top of page

Folder: Comunicação da pessoa com demência

Para se ter uma comunicação eficiente, é preciso de uma boa transmissão e recepção da mensagem. Ao conversar com uma pessoa que possui demência, podemos perceber que esse indivíduo apresenta dificuldades na compreensão do que queremos dizer. Isso acontece porque a interpretação da informação da pessoa com demência funciona de formas diferentes, necessitando de estratégias e recursos que facilitem a compreensão.



Dessa forma, precisamos nos atentar às formas de comunicação para que ambas as partes consigam compreender e expressar a mensagem de maneira eficaz.



O folder abaixo, confeccionado pela Fga. Nathani Ramos em seu Trabalho de Conclusão de Curso, possui algumas orientações para cuidadores, familiares e amigos estabelecerem uma comunicação eficiente com a pessoa com demência.






Referência:

RAMOS, Nathani Cristine do Carmo. Comunicação da pessoa com demência: estratégias para o cuidador. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.


Discente responsável pela atividade: Ana Beatriz Santos, sob supervisão da Profª. Dra. Corina Satler, Fga. Brenda de Souza e da Fga. Tailah Teixeira.

Comments


bottom of page